top of page
Buscar

FESTA DA BEFANA: a celebração do dia de reis na Itália

Atualizado: 5 de jan. de 2023


Doces ou Carvão?


Dia 06 de janeiro é feriado na Itália. Celebra-se a Epifania ou Dia de Reis, uma festividade conhecida popularmente como 'A Festa da Befana'.

Befana é uma mulher idosa, de imagem semelhante a uma bruxa, que segundo uma lenda popular, ajudou os Três Reis Magos que se perderam no caminho para Belém até o Menino Jesus. Ela também não sabia o caminho, mas os convidou para passar a noite em sua casa. Na manhã seguinte, em agradecimento pela acolhida, eles a convidaram a segui-los e visitar o Menino mas ela recusa. Mais tarde, arrepende-se e segue pelo caminho tomado pelos Magos levando um presente para Jesus, mas não conseguiu encontrá-lo e decidiu parar em todas as casas para dar doces para todas as crianças. Desde então, a Befana passou a girar o mundo dando presentes a todas as crianças.

A data é aguardada com ansiedade pelas crianças, a tradição popular diz que é fundamental deixar a janela aberta, com uma meia vazia, para que a velhinha possa encher de doces e caramelos as meias das crianças que se comportaram bem no ano anterior, e aquelas que foram travessas e malvadas ganham um pedaço de carvão.

A Epifania leva embora todas as festas: também chega a hora de desmontar a árvore de Natal e começar o Ano Novo de fato.


Nas cidades italianas, a data é celebrada em festividades nas praças e procissões com decoração pelas casas e ruas com meias penduradas nas janelas, iluminações e até bonecas da bruxa Befana. Uma das festividades mais tradicionais acontece em Florença, onde três homens a cavalo percorrem as ruas da cidade para entregar oferendas ao menino Jesus.

Celebrações da Festa della Befana pela Itália

'La Befana vien di notte Con le scarpe tutte rotte Col vestito alla romana Viva, Viva La Befana!'
bottom of page