top of page
47fdf91c-4fd1-45e9-9b07-f5d2ff114556.jfif

PROJETOS

CASA D'ITALIA

A edificação denominada Casa d’Italia que é sede do Círculo Ítalo-brasileiro de Santa Catarina e se localiza à Praça XV de novembro sob o número civico atual 340, é parte integrante do Conjunto Arquitetônico Oitocentista da cidade de Florianópolis. Tombada com base na Lei Municipal número 1202 de 04 de abril de 1974 pelo Decreto Municipal 022\80 de 29 de fevereiro de 1980, publicado no Diário Oficial 521\90.

Uma lacuna na História desta edificação abriu-se quando parte do acervo de documentos referentes à mesma se perdeu em 1994, na ocorrência do grande incêndio no Hospital de Caridade, que atingiu os arquivos da Irmandade do Senhor Jesus do Passos proprietária do imóvel até a data de 06 de stembro de 1985. Quando houve a desapropriação amigável do referido imóvel em favor do Estado de Santa Catarina.

A construção foi declarada de utilidade pública conforme Decreto número 27.030 de 05 de setembro de 1985 e destinada a instalação de um museu que acabou não ocorrendo.

As feições atuais do casarão são decorrentes de uma reforma realizada no início do século XX mas, a edificação ainda conserva características de sua construção do final do século XVIII. O pátio dos fundos preservado, por exemplo, local que hoje é utilizado para a realização de eventos culturais e gastronômicos, à época era o quintal: um espaço fundamental para atividades cotidianas das famílias.

O interesse pelo sobrado foi retomado posteriormente devido aos projetos de renovação urbana e de restauro do patrimônio edificado. E em 1997 o Governo do Estado autorizou a concessão de uso do imóvel ao Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina - CIBSC pelo prazo de 20 anos, com a condição que o mesmo realizasse obras de restauro no edifício.

Entre 1999 e 2000 a casa foi objeto de obra de restauração com recursos do então, Ministério da Cultura, segundo projeto executivo de restauro do Arq. Osvaldo Pontalti e Arq. René Raquel Moz aprovado e fiscalizado pelo Serviço de Patrimônio Histórico -SEPHAN\IPUF.

Em 2016 através do processo da Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina - SEA/SC – SEA 5348\2016, houve a renovação do termo de Concessão de Uso de bem Público n. 07|2016 para o Circulo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina por mais 20 anos.

A Casa d’Italia então é uma edificação pertencente ao Estado de Santa Catarina, concedido ao uso e responsabilidade do CIBSC por meio de Termo de Comodato, assinado em 1997 e renovado em 2016 até 2036.

Desde então o CIBSC ocupa a edificação histórica para realizar diversas atividades culturais, e educacionais. E dispõe para a comunidade diversos espaços com diferentes finalidades. 

Espaço Aula: três salas onde são ministradas principalmente aulas de língua e cultura italiana que são, também, recorrentemente utilizadas para a realização de outros cursos, workshops, palestras, apresentações e projeção de filmes.

Espaço Cucina: usado frequentemente pelos associados, alunos, professores para pequenos eventos. Um ambiente ímpar, no centro histórico de Florianópolis.

Giardino: o pátio dos fundos, o antigo quintal, um dos últimos preservados na cidade e onde o CIBSC cultiva uma videira horizontal e uma pequena horta, compõe com o Espaço Cucina um ambiente para eventos maiores.

Espaço Multicultural do CIBSC: uma pequena e modesta galeria que já recebeu grandes nomes da arte moderna/contemporânea. O espaço se mantém aberto e receptivo para artistas de todas as áreas que queiram compartilhar o próprio trabalho com a comunidade.

 

Biblioteca: um instrumento de referência, aprendizado e pesquisa sobre a Arte, História e a literatura italiana à disposição dos alunos e associados.

Desde 2018 a administração do CIB/SC vem reunindo esforços para promover melhorias na conservação do imóvel, buscando modernizar suas instalações para aprimorar as condições de higiene, acessibilidade, conforto de seus usuários e segurança do imóvel.

Em 2019, o projeto apresentado pelo CIBSC foi habilitado e contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural – Edição 2019, sob a inscrição #25191545. Com esse projeto, o CIBSC pode dar partida aos trabalhos realizando o projeto arquitetônico, de acessibilidade e de paisagismo.

Em 2021, o Círculo Italo-Brasileiro de Santa Catarina foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura / Patrimônio Cultural – Edição 2021, sob a inscrição #02370. Com os recursos desse prêmio executou a restauração emergencial da fachada da edificação.

No final de 2022, deu início ao Projeto Cultural denominado “Conservação, Modernização e Acessibilidade da sede do Círculo Ítalo Brasileiro de Santa Catarina – CIBSC” – *PRONAC 193159, cuja viabilidade de execução foi possível, com aporte de recursos das empresas Grupo DASS Sul Calçados e Artigos Esportivos LTDA, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul BRDE, Engie Brasil Energia comercializadora LTDA e de pessoas físicas e usuárias da estrutura que acreditaram na proposta, utilizando os benefícios fiscais da Lei Federal de Incentivo à Cultura também, conhecida como Lei Rouanet.

Nesta fase estão sendo desenvolvidos os seguintes projetos complementares: luminotécnico, climatização, instalações elétricas e eletrônicas, instalações hidrossanitárias, prevenção e combate a incêndio; estrutural e orçamentação da obra.

 

O conjunto de serviços tem previsão de conclusão ainda para o ano de 2023 e uma nova fase será iniciada, em busca de recursos para a execução completa da obra de restauração.

PROJETO DE CONSERVAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E ACESSIBILIDADE

Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural – Edição 2019

ELISABETE ANDERLE.png
PROJETO DE RESTAURAÇÃO EMERGENCIAL DA FACHADA

Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura/Patrimônio Cultural – Edição 2021

ELISABETE ANDERLE.png