PROFESSORES

     Formada em Letras, habilitação em língua e literaturas de língua italiana na UFSC –Universidade Federal de Santa Catarina,  cursou na Università per Stranieri di Perugia (Itália) o curso di secondo Livello Avanzato (C2),  participou do curso Avanzato (C2) da Scuola Dante Alighieri em Castelraimondo (Itália), do curso de formação e atualização de professores para adultos, adolescentes e crianças no Brasil do Centro de Cultura italiana em Curitiba e do curso de atualização para professores de língua e  cultura italiana no exterior também na Itália na Edulingua  Laboratório de língua e cultura italiana em colaboração com Master em Didatica da Università degli studi di Macerata.

       Por ter vivido na Itália por dois anos logo após a conclusão do segundo grau descobriu a sua paixão pelo País, língua e cultura e desde então iniciou o seu percurso acadêmico. Participa desde 2004 como professora parceira do Círculo Ítalo-brasileiro de SC.

     Representa em Santa Catarina a Escola Edulingua de San Severino Marche para onde todos os anos organiza grupos de viagens de estudos.

      É apaixonada pelo que faz e acredita que sempre vale a pena!  Abrir os horizontes, aprender um novo idioma, viajar e aproveitar o que de bom a vida pode proporcionar é a melhor maneira de fazer o bem a si mesma.

  Alessandra Carioni  

  Fabiana Audino  

     Formada em letras italiano pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC– com honra ao mérito, iniciou a carreira de professora de lingua e cultura italiana em 2002.

 

   Morou durante 15 anos em Roma onde descobriu sua paixão pelo ensino, frequentando a escola magistral Anna Micheli, onde formou-se com nota máxima.

       Viveu em Roma por 12 anos onde se formou na Escola Magistral Anna Micheli e trabalhou por cinco anos como professora titular na escola infantil Regina Pacis. Formada em Relações Internacionais com MBA em Gestão de Pessoas.

 

     Trabalha no Círculo Italo-Brasileiro desde 2003 como professora de italiano. Realizou trabalhos de tradução para a Câmara de Comércio Ítalo-brasileira e participou como intérprete em rodadas de negociação entre empresas italianas e brasileiras.

     Licenciada em Letras Língua Italiana e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina, ministrou aulas nos Cursos Extracurriculares da UFSC entre 2013 e 2016. Participou do Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) como voluntária em turmas de italiano para a terceira idade por 4 anos. Participa desde 2015 como professora parceira do Círculo Ítalo-brasileiro de SC, além de atuar como professora particular e tradutora.

     Depois de concluir um curso de Glotodidática na Itália, na escola Campus Infinito, se apaixonou por este campo de estudo. O seu objetivo é fazer com que seus alunos se apaixonem pela língua italiana.

   O seu lema é: “Chi va piano, va sano e va lontano”, acredita que nunca é tarde para aprender uma língua estrangeira. Com paciência e amor se pode fazer tudo!

  Giuliana Audino   

  Marina Beltrame  

   Licenciada em Letras – Língua Italiana e  Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – com o máximo aproveitamento . Possui a Certificação  de Língua Italiana – CELI – e o ‘Certificato Glottodidattico di Italiano come Lingua non materna ‘ emitidos pela Università per Stranieri di Perugia.

        Participou de:

  • Cursos Avançados de Formação em didática do italiano como Língua Estrangeira, no Centro de Cultura Italiano PR/SC,  pela Università per Stranieri di Perugia.

  • Cursos de formação e atualização de professores de italiano para adultos, adolescentes e crianças no Brasil,  chamado  ‘Piano Paese Brasile’ – organizado pela Università per Stranieri di Perugia.

  • Cursos de atualização para professores de Italiano para estrangeiros , realizados em Perugia na Itália.

  Neusa Locatelli Piva  

2289fd7a-1672-49f3-9ce9-6e153b798679.jpg

    Formada em Administração de Empresas, depois de ter se apaixonado pelos estudos da Língua Italiana decide voltar à Universidade para aperfeiçoá-la, e enfim, ensiná-la. Frequentou cursos de língua italiana de nível B2 e C1 na Edulingua Laboratorio de Lingua Italiana em Castelraimondo e San Severino Marche - Itália, além de vários cursos voltados à didática no ensino da língua italiana no Brasil. Ensina Italiano no Curso Extracurricular da UFSC desde 2017, e no CIBSC, desde 2019. O que mais ama? Ver o progresso de cada aluno no aprendizado da língua.

  Cleide Giacomelli  

Formada em Letras Língua Italiana e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC – com honra ao mérito em 2019.1, começou seu primeiro contato com o ensino em 2010 na Itália, onde nasceu e ficou até os 23 anos. Mas a paixão pelo ensino da língua italiana aconteceu se mudando para o Brasil em 2014, onde sentiu mais forte a vontade de aproximar sempre mais o mundo da Itália ao do Brasil. Ministrou aulas de língua e cultura italiana no Centro Europeu de Curitiba por cerca de um ano (2015), até quando começou seus estudos na UFSC. A partir de 2016, ministra aulas particulares e, em seguida, torna-se professora nos Cursos Extracurriculares da UFSC. Também participou como voluntária em turmas de Cultura e Arte Italiana no Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) até 2020. Além disso, teve experiência como tradutora e intérprete sequencial em eventos da FIMAR e da UFSCAR. Trabalha no Círculo Ítalo-Brasileiro desde 2019 como professora de italiano.

 

Para ela ensinar a língua italiana e sua cultura significa transmitir seu amor por uma língua poética e romântica e sempre comenta para seus alunos que ela não transmite o conhecimento e sim acompanha de mão dada o aluno para que possa aprender os degredos do Bel Paese.

72250903_2422901494489012_64541079834575

  Marika Avezzù  

CÍRCULO ÍTALO-BRASILEIRO DE SANTA CATARINA

 Xv de Novembro, 340. Florianópolis/SC.

CNPJ: 79.006.805/0001-00

Email: contato.cibsc@gmail.com

Telefone: (48) 3223-2352

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • YouTube -

© 2019 por Tiago Bonin  | CIB/SC