top of page
Buscar

FERRAGOSTO: um feriado pra curtir o verão italiano


Dia 15 de Agosto é feriado nacional na Itália, o FERRAGOSTO, um das datas preferidas dos italianos, é tradicionalmente dedicado a viagens, almoços em família e picnics, além de aproveitar o calor do verão nas praias, lagos ou montanhas. A data comemorativa tem sua origem na Roma antiga, Feriae Augusti (descanso de Augusto, imperador no século 18 a.C), que celebrava o descanso após a temporada de colheita. Originalmente, a data era comemorada no dia 1º, mas com a influência da Igreja Católica, a data foi realocada para o dia da Assunção de Maria, que é a ascensão de Nossa Senhora ao céu. Além de um dia de descanso, Ferragosto também um dia de oração e reflexão para os católicos.

Nas grandes cidades, boa parte do comércio, indústria e escritórios fecham suas portas não só durante o feriado, estendendo para a semana ou até o mês inteiro, já que o período coincide com as férias escolares.

Imagens: www.roma4estacoes.com.br


Nas vésperas do feriado, é bastante comum os italianos desejarem "buon ferragosto" uns aos outros e também perguntam onde vão passar o feriado, já que é costume não passar esses dias em casa.

Comemoração de Ferragosto em Positano.

Picnic de Ferragosto nas montanhas.

Comemoração da Assunção de Maria.


Uma dica de filme que retrata o feriado é Pranzo de Ferragosto (2010), de Gianni Di Gregorio. Com muita doçura e afeto, mostra o espírito da solidariedade e do prazer dos encontros:



bottom of page