top of page
Buscar

LUMINARE ENTREVISTA: CAFFÈ ITALIA | Rádio Udesc FM



Trago hoje uma coluna\rubrica diversa das de costume! Abrimos o espaço a trazer na íntegra uma entrevista bem especial, com a finalidade de conexão, maior entendimento e difusão de uma super interessante iniciativa, que já faz sucesso através da Rádio UDESC e Spotify. Acompanhem!


Criado em 2009 com o objetivo de difundir língua e cultura italiana, o programa de rádio CAFFÈ ITALIA é produzido e apresentado por Gianpietro Zanatta, Luís Fernando Santana, Rosemeri Laurindo e conta com a participação especial de Marisa Tisti, diretamente da Itália, e Otávio Augusto Laurindo, jornalista esportivo.




1) Como nasceu a ideia de um programa de rádio em língua italiana?

Um domingo, ouvindo no carro um programa em língua alemã, veio espontânea a pergunta: “Por que não um programa em italiano também?”. Dias depois, Cintia Aguiar, professora da Udesc e, na época, aluna do nosso curso de italiano, nos colocou em contato com a Rádio Udesc FM de Joinville e em poucas semanas o programa foi ao ar.


2) Quem são os parceiros e como se configurou a parceria para produção do programa?

Sendo uma rádio educativa e não comercial, a Udesc FM sempre contou com diversas parcerias. No nosso caso, era necessário que uma instituição oficialmente reconhecida assinasse esse convênio. Na época, os cursos de língua italiana em Joinville estavam sob a tutela do CCI (Centro di Cultura Italiana – PR/SC), cuja parceria com o Circolo Italiano di Joinville deu início e manteve o Caffè Italia no ar até 2011. Com o término dessa primeira parceria, o Circolo Italiano assumiu a produção do programa até 2016, quando a Dante Alighieri abriu suas portas em Joinville e passou a integrar o triunvirato que conduz o Caffè Italia até os dias de hoje.


3) Como foi o formato inicial e qual foi o maior motivador desse projeto?

Inicialmente, o programa era dividido em blocos (história, gastronomia, curiosidades, língua italiana, etc) e era apresentado em duplas pelos professores da nossa escola: Rosemeri Laurindo e Fernando Santana, Luciana Schissatti e Hugo da Silva, Roslinde Granado e Claudio Jacob, Rosanna Baldini e Gilson Ferreira. A ideia inicial, e que permanece até hoje, foi a de um programa por semana, nas manhãs de sábado, intercalando música e informação para divulgar língua e cultura italiana e oferecer entretenimento de qualidade aos ouvintes. Esse foi e ainda é o maior motivador desse projeto.


4) Como vem sendo a experiência?

Muita coisa mudou nesses treze anos de vida do Caffè Italia. O formato inicial em blocos deu lugar a textos de conteúdo único, ou quase, e o número de apresentadores diminuiu para dar espaço a um correspondente internacional, que nos envia semanalmente informações diretamente da Itália. Dentre os vários parceiros que já estiveram conosco, Marisa Tisti é, sem dúvida, o nome de maior relevância. Natural de Bergamo, na Itália, Marisa é produtora cultural, autora de várias peças de teatro e enriquece o Caffè Italia desde 2012. Uma outra mudança importante e extremamente bem-vinda foi o crescente número de entrevistas com os muitos italianos espalhados pelo mundo.


5) Quais os desafios para a produção de um programa de 1 hora com essas temáticas e propósitos?

Para quem ouve pode até parecer simples, mas a produção semanal de 1 hora de conteúdo válido requer pesquisa, para a escolha de bons temas, boas entrevistas e boa música, dedicação, para que que essa chama se mantenha sempre acesa, e tempo, que é o tempo de todos os envolvidos: de quem produz, dos convidados e dos ouvintes, que são a razão de ser do nosso programa.


6) Como vem sendo a experiência de vocês e resposta do público?

Acima de qualquer outro fator, a produção e apresentação do Caffè Italia são sempre momentos de muita descontração e bom humor para todos nós. E é justamente essa a sensação que tentamos transmitir a quem nos ouve, tanto pelo rádio quanto pelas redes sociais. Por questões de ordem técnica, infelizmente não temos como medir a nossa audiência pelo rádio, a não ser pela resposta dos seguidores que nos mandam mensagens e indicadores de visualização pelas redes sociais. Para nossa grande alegria e satisfação, desde agosto de 2021 passamos a disponibilizar o programa em podcast através do Spotify e este ano, atendendo a várias solicitações, também no canal Youtube da Dante Alighieri com o que chamamos de Caffè Ristretto, a versão reduzida do programa sem as músicas. A intenção é alcançar um público cada vez mais amplo e oferecer a quem nos acompanha a possibilidade de ouvir os nossos programas onde, quando e quantas vezes quiser.


7) Como acontece essa divulgação?

Através das nossas listas de transmissão individuais e principalmente através dos nossos ouvintes, os nossos maiores e melhores divulgadores.


8) Entre os temas já apresentados, qual foi o mais divertido, qual o mais interessante e o qual o que mais agradou ao público?

Em termos de diversão, os programas ao vivo, para festejar com os amigos o aniversário do Caffè Italia, são insuperáveis. Dentre os muitos programas interessantes, vale lembrar a entrevista com o saudoso Angelo Mazzoni, pai da nossa querida colega Rosanna Baldini, que nos emocionou com sua lucidez, com seu canto afinadíssimo e com a impressionante história de vida marcada pela guerra, pela emigração e pelo trabalho. Além, é claro, das presenças musicais do talentoso barítono joinvilense Douglas Hann, acompanhado pelo brilhante pianista Mateus Alborghetti, e dos italianos do Icefire Quartet, que improvisaram uma calorosa sessão de jazz bem diante dos nossos olhos. Por questões de ordem profissional, aderimos há pouco ao grupo de Whatsapp dos Comitês da Dante Alighieri pelo mundo. Aproveitando essa nova porta, além de termos ido a lugares inimagináveis, para nós é motivo de grande satisfação saber que muitos desses parceiros passaram a se conhecer através de nós. Assim, Reino Unido, Áustria, China, Itália, Estados Unidos, Argentina, Jordânia, Suíça, África do Sul, e outros países, já estão na crescente lista de novos amigos do Caffè Italia.


9) Qual é o tema da próxima edição e quando irá ao ar? Vale um spoiler?

Como as gravações são feitas quase sempre nas tardes de terça, as pautas devem ser definidas no máximo até segunda, a menos que já tenhamos uma entrevista agendada com antecedência. Para não perder o passo da história, sempre que possível, procuramos alinhar os nossos conteúdos a temas importantes, datas festivas, eventos culturais e afins. Difícil prever agora o tema do próximo Caffè Italia, mas já temos entrevista agendada com um sommelier joinvilense com vivência na Itália que irá falar a respeito de um tema de interesse garantido: vinho italiano!


Bravissimi, no?!!!

Con grande giòia, siamo insieme!!!



Oggi vi presento una Rubrica diversa dalle solite! Abbiamo aperto lo spazio per farvi conoscere, tramite un'intervista molto speciale, un'iniziativa molto interessante già affermata attraverso la Radio UDESC e Spotify.

Nato nel 2009 con l'obiettivo di diffondere la lingua e la cultura italiana, il programma radiofonico CAFFÈ ITALIA è prodotto e presentato da Gianpietro Zanatta, Luís Fernando Santana, Rosemeri Laurindo e conta con la partecipazione speciale di Marisa Tisti, direttamente dall'Italia, e Otávio Augusto Laurindo , giornalista sportivo.



1) Come è nata l'idea di un programma radiofonico in lingua italiana?

Una domenica, in macchina, ascoltando un programma in tedesco, spunta la domanda: “Perché non fare un programma anche in italiano?”. Pochi giorni dopo, Cintia Aguiar, professoressa all'Udesc e, all'epoca, studentessa del nostro corso di italiano, ci mise in contatto con Rádio Udesc FM a Joinville e in poche settimane il programma era già in onda.


2) Chi sono i vostri partner e come è stata creata la collaborazione per produrre il programma?

Come radio educativa e non commerciale, Udesc FM ha sempre contato su diverse collaborazioni. Nel nostro caso in particolare, è stato necessario che un istituto ufficialmente riconosciuto firmasse questo accordo. All'epoca i corsi di lingua italiana a Joinville erano sotto la tutela del CCI (Centro di Cultura Italiana – PR/SC), la cui collaborazione con il Circolo Italiano di Joinville ha dato inizio e mantenuto Caffè Italia in onda fino al 2011. Con la fine di questa collaborazione, Il Circolo Italiano ha assunto completamente la produzione del programma fino al 2016, e poi quando La Società Dante Alighieri ha aperto le porte a Joinville, ha iniziato a far parte del triunvirato che guida Caffè Italia fino ai giorni nostri.


3) Com'era il formato iniziale e qual è stato il più grande motivatore di questo progetto?

Inizialmente il programma era suddiviso in blocchi (storia, gastronomia, curiosità, lingua italiana, ecc.) ed era presentato dai docenti della nostra scuola in coppia Rosemeri Laurindo e Fernando Santana, Luciana Schissatti e Hugo da Silva, Roslinde Granado e Claudio Jacob, Rosanna Baldini e Gilson Ferreira. L'idea iniziale, che rimane fino ad oggi, era di un programma settimanale, il sabato mattina, che alternasse musica e informazioni per diffondere la lingua e la cultura italiana e offrire un intrattenimento di qualità agli ascoltatori. Questo è stato ed è tuttora il più grande motivatore di questo progetto.


4) Com'è stata l'esperienza?

Molto è cambiato in questi tredici anni di vita di Caffè Italia. Il formato del blocco iniziale ha lasciato il posto a testi con un contenuto unico, o quasi, e il numero dei presentatori è diminuito per fare spazio a un corrispondente internazionale, che ci invia settimanalmente informazioni direttamente dall'Italia. Tra i tanti collaboratori che sono già stati con noi, Marisa Tisti è, senza dubbio, il nome più rilevante. Nata a Bergamo, in Italia, Marisa è una produttrice culturale, autrice di diverse opere teatrali e arricchisce Caffè Italia dal 2012. Un altro cambiamento importante ed estremamente gradito è stato il numero crescente di interviste ai tanti italiani sparsi nel mondo.


5) Quali sono le sfide per la produzione di un programma di 1 ora con questi temi e finalità?

A chi ascolta può sembrare semplice, ma la produzione settimanale di 1 ora di contenuti validi richiede ricerca per la scelta di buoni temi, buone interviste e buona musica, dedizione, affinché questa fiamma sia sempre accesa, e tempo, che è il tempo di tutti: dei produttori, degli ospiti e degli ascoltatori che sono la ragione d'essere del nostro programma.


6) Com'è stata la vostra esperienza e la risposta del pubblico?

Soprattutto, la produzione e la presentazione di Caffè Italia sono sempre momenti di grande rilassamento e buonumore per tutti noi. Ed è proprio questa la sensazione che cerchiamo di trasmettere a chi ci ascolta, sia alla radio che sui social media. Per motivi tecnici, purtroppo, non abbiamo modo di misurare esattamente il nostro pubblico alla radio, se non per la risposta dei seguaci che ci inviano messaggi e degli indicatori attraverso i social media. Per la nostra grande gioia e soddisfazione, da agosto 2021 trasmettiamo il programma in streaming da Spotify come podcast e quest'anno, in risposta a diverse richieste, anche sul canale Youtube della Dante Alighieri con quello che chiamiamo Caffè Ristretto, la versione ridotta del programma, senza le canzoni. L'intento è quello di raggiungere un pubblico sempre più ampio e offrire a chi ci accompagna la possibilità di ascoltare i nostri programmi dove, quando e tutte le volte che vuole.


7) Come avviene questa divulgazione?

Attraverso i nostri elenchi di trasmissioni individuali e principalmente attraverso i nostri ascoltatori, i nostri maggiori e migliori promotori.


8) Tra i temi già presentati, quale è stato il più divertente, quale è stato il più interessante e quale vi è piaciuto di più?

In termini di intrattenimento, le dirette per festeggiare con gli amici il compleanno di Caffè Italia sono imbattibili. Tra i tanti programmi interessanti, vale la pena ricordare l'intervista al compianto Angelo Mazzoni, padre della nostra cara collega Rosanna Baldini, che ci ha commosso con la sua lucidità, con il suo canto molto fine e con l'impressionante storia di vita segnata dalla guerra, emigrazione e lavoro. Oltre, ovviamente, alla presenza musicale del talentuoso baritono di Joinville Douglas Hann, accompagnato dal geniale pianista Mateus Alborghetti, e degli italiani dell'Icefire Quartet, che hanno improvvisato una calda sessione jazz davanti ai nostri occhi. Per motivi professionali, abbiamo recentemente aderito al gruppo Whatsapp dei Comitati Dante Alighieri nel mondo. Approfittando di questa nuova porta, oltre ad essere andati in luoghi inimmaginabili, è per noi motivo di grande soddisfazione sapere che molti di questi partner si sono conosciuti attraverso di noi. Così, Regno Unito, Austria, Cina, Italia, Stati Uniti, Argentina, Giordania, Svizzera, Sud Africa e altri paesi, sono già nella lista sempre più ampia di nuovi amici di Caffè Italia.


9) Qual è il tema della prossima puntata e quando andrà in onda? Merita uno spoiler?

R. Come le registrazioni vengono quasi sempre effettuate il martedì pomeriggio, gli ordini del giorno dovrebbero essere fissati non oltre lunedì, a meno che abbiamo già di prima un’intervista programmata. Per non perdere il passo della storia, quando possibile, cerchiamo di allineare i nostri contenuti a temi importanti, date festive, eventi culturali e simili. Difficile prevedere ora il tema del prossimo Caffè Italia, ma abbiamo già in programma un'intervista con un sommelier di Joinville con esperienza in Italia che parlerà di un argomento di sicuro interesse: il vino italiano!


Bravissimi, no?!!

Con grande gioia, siamo insieme!!!


Progetto LUMINARE

Da Lis Baptista



bottom of page