top of page

BICENTENÁRIO DE ANITA GARIBALDI

  • Foto do escritor: CIBSC
    CIBSC
  • 1 de mar. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de out. de 2021


ree

O CIB/SC tem o prazer de fazer parte da comissão estadual do projeto de comemoração do bicentenário de Anita Garibaldi , a "heroína de dois mundos". O projeto prevê a realização de eventos em todas as cidades catarinense, gaúchas, uruguaias, italianas e de San Marino, que têm relação com a trajetória de Anita.

Segundo a Fundação Catarinense de Cultura, para 2021, o objetivo é organizar um seminário internacional (a ser realizado em agosto), promover uma exposição sobre a história de Anita Garibaldi no Museu Histórico de Santa Catarina (em março) e executar, em parceria com outros órgãos, um concurso cultural em escolas públicas catarinenses, além de incluir o tema em atividades didáticas da própria FCC. Em breve será lançado o livro 'Uma Rosa para Anita', realizado em parceria com o Instituto CulturAnita, de Laguna, Assembleia Legislativa e instituições italianas.

A iniciativa decorre de um convênio internacional celebrado entre o Museu Renzi, de Borghi (Itália), que é representado por Andrea Antonioli e Gianpaulo Grilli e o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) de Laguna (Brasil), representado por Leo Felipe Nunes e Adilcio Cadorin.


No vídeo acima, o registro da live feita em nossas redes com as professoras do CIB/SC, Ana Lúcia Coutinho (Presidente da Fundação Catarinense de Cultura e Rogério Guilherme do Oliveira (Compositor do samba "Anita guerreira, heroína da pátria brasileira").


Mais informações:

ree

A Rosa de Anita

O híbrido-símbolo das comemorações foi criado pelo botânico italiano Giulio Pantoli, que se inspirou na figura de Anita Garibaldi para desenvolver a rosa.

Na Itália, os direitos de reprodução da rosa estão com o Museu Renzi, que franqueou autorização para que o CulturAnita pudesse clonar e distribuir o híbrido no Brasil e na América do Sul.

Os brotos foram trazidos no final de 2018 para o Brasil e adaptadas à realidade climática do país pelo botânico Leonardo Borges, de Laguna. Em agosto, foram iniciados os plantios das primeiras rosas geradas em Imbituba, Laguna, Tubarão e Florianópolis no Museu Cruz e Souza.


ree

Anita Garibaldi em registro na Itália, pouco tempo antes de sua morte, em 1849.


História

Anita Garibaldi, batizada com o nome de Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, nasceu em 31 de agosto de 1821 na cidade de Laguna, Santa Catarina. Por participar de importantes revoluções no Brasil, como a Guerra dos Farrapos, e na Itália, onde lutou pela unificação do país sob a forma de uma república, Anita foi alcunhada como “a heroína de dois mundos”. Sempre ao lado do marido e revolucionário Giuseppe Garibaldi, ela travou batalhas também no Uruguai e na França, países onde é recorrentemente homenageada.

Com a derrota dos farrapos em Santa Catarina, Anita fugiu com o marido para o Uruguai e, mais tarde, para a Itália, onde também enfrentou o campo de batalha. Mãe de quatro filhos, a revolucionária estava grávida de seis meses e doente quando faleceu aos braços de Garibaldi, em 4 de agosto de 1849, aos 27 anos. A criança também não sobreviveu.

Em sua memória foram erguidos monumentos em Roma, Ravenna, Porto Alegre, Belo Horizonte, Florianópolis, Laguna e Tubarão.

Fonte: Agência Senado

1 Comment


Slope Game
Slope Game
há 5 dias

Since each game challenges your skills and produces an exciting cycle of speed, accuracy, and fun, it's nearly impossible to stop playing Slope game once you get started.

Like
bottom of page